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Como aplicar gestão da Mudança

  • Foto do escritor: Kauê Bukowitz Beluzzo
    Kauê Bukowitz Beluzzo
  • 7 de jun.
  • 5 min de leitura

Quando as organizações passam por mudanças, existem grandes desafios culturais, comportamentais e de engajamento para promover a mudança. A resistência natural ao novo, a falta de clareza e o medo de perder o controle estão entre os principais obstáculos.

As metodologias mais conhecidas da gestão para reduzir essa curva da mudança são a ADKAR, 8 passos de Kotter e o modelo de Kurt Lewin.

A gestão da mudança é um processo crítico para qualquer organização que busca se adaptar, inovar ou responder a pressões externas.

Modelo de Mudança de Kurt Lewin

Kurt Lewin, considerado um dos pais da psicologia organizacional moderna, propôs um modelo simples e eficaz para o processo de mudança organizacional, composto por três fases:

Etapas:

  1. Descongelamento (Unfreezing)Consiste em preparar a organização para a mudança, rompendo com o status quo. Isso envolve identificar a necessidade da transformação, criar consciência sobre os problemas atuais e gerar um ambiente favorável ao novo.Exemplo: Diagnóstico de baixa produtividade impulsionando a revisão de processos internos.

  2. Mudança (Change)Nesta etapa, a mudança de fato é implementada. Pode envolver a introdução de novos sistemas, processos, estruturas ou comportamentos.Exemplo: Implantação de uma nova tecnologia ou sistema de gestão.

  3. Recongelamento (Refreezing)Fase em que as novas práticas são institucionalizadas e consolidadas como padrão. O objetivo é evitar recaídas e garantir sustentabilidade.Exemplo: Políticas, treinamentos recorrentes e sistemas de reconhecimento alinhados ao novo comportamento.

Pontos-chave:

  • Envolver a liderança e a equipe desde o início.

  • Criar um senso de urgência para justificar a mudança.

  • Estabilizar os novos comportamentos por meio de reforços organizacionais.


Principais erros:

  • Ignorar a fase de descongelamento, levando a resistências ocultas.

  • Não reforçar os novos comportamentos, resultando em retorno ao estado anterior.


Os 8 Passos para a Mudança – John P. Kotter

John Kotter, professor da Harvard Business School, desenvolveu um modelo em 8 etapas que descreve como as organizações podem conduzir transformações eficazes.

Etapas:

  1. Estabelecer um senso de urgência

    • Levante e comunique dados concretos (quedas de desempenho, concorrência, ameaças externas).

    • Promova reuniões com líderes para discutir riscos de inércia.

    • Compartilhe histórias reais de falhas por não mudar.

    • Crie “cases para mudança” com impactos tangíveis (financeiros, reputacionais, etc.).

  2. Formar uma coalizão de liderança

    • Identifique líderes formais e informais com credibilidade.

    • Forme um comitê multifuncional com alta representatividade.

    • Defina papéis, responsabilidades e um cronograma de atuação da coalizão.

    • Reuna-se regularmente para alinhar discurso e decisões.

  3. Desenvolver uma visão clara

    • Construa uma visão simples, clara e envolvente (máximo 1 parágrafo).

    • Alinhe a estratégia à missão e aos valores organizacionais.

    • Use metáforas ou analogias para tornar a visão mais compreensível.

    • Identifique metas de curto, médio e longo prazo alinhadas à visão (você pode inclusive usar os métodos OKR e Hoshin Kanri que detalhamos em nossos artigos).

  4. Comunicar a visão de forma consistente

    • Inclua a visão em todas as reuniões, comunicações internas, treinamentos e eventos.

    • Use múltiplos canais: e-mails, vídeos, murais, WhatsApp, intranet etc.

    • Estimule líderes a falarem da visão de forma pessoal e convincente.

    • Seja transparente sobre dúvidas e desafios (comunicação bidirecional).

  5. Empoderar as pessoas para agir

    • Identifique processos, sistemas e pessoas que estão travando a mudança.

    • Ofereça treinamentos, ferramentas e autonomia para a equipe.

    • Reveja políticas que contradizem a nova direção (ex: metas que premiam o velho modelo).

    • Reconheça colaboradores que adotam atitudes alinhadas à nova visão.

  6. Gerar vitórias de curto prazo

    • Estabeleça metas de curto prazo (90 dias) com entregas tangíveis.

    • Celebre essas conquistas publicamente (reconhecimento em reuniões, comunicados).

    • Relacione diretamente cada vitória à visão de mudança.

    • Atribua o sucesso à nova abordagem e aos envolvidos.

  7. Consolidar os ganhos e continuar a mudança

    • Após cada vitória, revise lições aprendidas e expanda para outras áreas.

    • Ajuste políticas, estruturas e sistemas para refletirem a nova realidade.

    • Continue a contratar, promover e reconhecer pessoas alinhadas à nova cultura.

    • Revise constantemente o plano de mudança com base no feedback.

  8. Ancorar as novas abordagens na cultura

    • Integre a mudança nos processos de onboarding, avaliação e desenvolvimento de pessoas.

    • Conte histórias e cases que reforcem os comportamentos esperados.

    • Monitore indicadores que demonstrem consolidação da mudança.

    • Garanta que líderes e símbolos organizacionais estejam alinhados com a nova cultura.

Pontos-chave:

  • Em primeiro lugar, faça um PLANO com estas ações práticas, com responsáveis e prazos claros. (Já testemunhei inúmeros "planos de mudança" que foram apenas discutidos, pensados, mas não foram colocados no papel e assim não foram efetivos).

  • A comunicação da visão deve ser constante, clara e inspiradora.

  • As “vitórias rápidas” aumentam a confiança da equipe e ajudam a manter o ímpeto.

Principais erros:

  • Iniciar sem criar urgência, levando à apatia.

  • Falhar em reforçar a mudança culturalmente, tornando-a superficial e transitória. (as pessoas dizem "mais uma mudança/projeto que não vai pra frente"!)


Quer um livro super didático pra aplicar com sua empresa? Confira essa versão, já traduzida em português de kotter com Rathgeber:


Modelo ADKAR – Prosci

ADKAR é uma abordagem orientada para o indivíduo, uma das mais conhecidas atualmente, desenvolvida por Jeff Hiatt, fundador da Prosci. O modelo propõe que a mudança organizacional acontece quando os indivíduos passam por cinco estágios de transição.

Etapas:

  1. Awareness (Consciência): Reconhecimento da necessidade da mudança.

  2. Desire (Desejo): Vontade de participar e apoiar a mudança.

  3. Knowledge (Conhecimento): Saber como mudar.

  4. Ability (Habilidade): Capacidade de executar a mudança.

  5. Reinforcement (Reforço): Sustentar a mudança no tempo.

Pontos-chave:

  • O sucesso da mudança depende da experiência de cada colaborador.

  • O reforço é essencial para evitar o retorno ao comportamento anterior.

Principais erros:

  • Negligenciar o papel do indivíduo e da comunicação no processo.

  • Falta de reforço após a implementação, comprometendo a sustentabilidade.



Principais Erros em Projetos de Gestão da Mudança

Mesmo com bons modelos, muitas iniciativas falham por erros recorrentes:

  • Falta de comunicação clara e consistente: Quando as pessoas não entendem o “porquê” da mudança, resistem ativamente ou passivamente.

  • Subestimar a resistência organizacional: A mudança mexe com identidades, rotinas e zonas de conforto.

  • Falta de apoio da liderança: A liderança precisa ser exemplo, patrocinadora e comunicadora da mudança.

  • Ausência de feedback e ajustes contínuos: A gestão da mudança é um processo dinâmico, que exige escuta e flexibilidade.

  • Não consolidar a mudança na cultura organizacional: Mudança real implica em alterar valores, símbolos, hábitos e recompensas.


Considerações Finais

A gestão da mudança não é apenas técnica, é profundamente humana. Modelos aqui apresentados fornecem estruturas valiosas, mas o sucesso depende da adaptação ao contexto, da liderança engajada e da capacidade de escutar e mobilizar pessoas. Aplicar esses modelos de forma integrada, com foco nas pessoas, aumenta significativamente as chances de sucesso em qualquer processo de transformação organizacional!


Se você quer saber mais sobre, e aplicar na prática a mudança organizacional que necessita, entre em contato conosco!


Bibliografia

  • Hiatt, J. (2006). ADKAR: A Model for Change in Business, Government and Our Community. Prosci Learning Center.

  • Kotter, J. P. (1996). Leading Change. Harvard Business Review Press.

  • Lewin, K. (1947). Frontiers in Group Dynamics. Human Relations, 1(1), 5–41.

  • Cummings, T., & Worley, C. (2014). Organization Development and Change. Cengage Learning.

  • Cameron, E., & Green, M. (2019). Making Sense of Change Management: A Complete Guide to the Models, Tools and Techniques of Organizational Change. Kogan Page.

 
 
 

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